Mais uma edição do clássico Exame de Suficiência teve o seu edital publicado. Com isso, também foram abertas as inscrições para os interessados em participar da nova seleção: o Exame CFC 2025.2.
O candidato que deseja participar deve acessar o site da banca organizadora, a FGV, até o dia 12 de junho, e realizar o pagamento da taxa fixada em R$ 120,00.
Ao preencher o requerimento de inscrição, o interessado deverá informar a cidade de realização da prova, cuja aplicação está prevista para o dia 14 de setembro. A avaliação vai ocorrer no turno da manhã, das 10h às 14h.
O Exame ocorre duas vezes ao ano e visa à obtenção de registro na categoria de contador, podendo ser prestado exclusivamente pelos bacharéis e estudantes do último ano letivo do curso de Ciências Contábeis.
De acordo com o edital do Exame CFC 2025.2, os inscritos serão avaliados por uma prova objetiva. A avaliação será composta por 50 questões de múltipla escolha (com alternativas A, B, C e D).
A prova valerá 1 ponto cada, sendo considerado aprovado aquele que obter, pelo menos, 25 acertos (50%). Abaixo você confere a lista das disciplinas que serão cobradas na prova:
O CFC é uma avaliação a que se submetem, por força de lei, os bacharéis e técnicos em Ciências Contábeis no Brasil.
Seu objetivo é comprovar que possuem capacitação, conhecimentos e práticas necessárias ao exercício da contabilidade.
O exame foi criado em 2000 e derrubado em 2004 por uma liminar que questionava o fato de a prova não ser uma lei federal e sim uma resolução do CFC.
Em 2010, a Lei federal 12.249 instituiu a aprovação no exame como condição para obter o registro no conselho de classe. A aplicação do exame CFC ocorre duas vezes por ano, uma a cada semestre.